Pular para o conteúdo

Artigos Cientificos

Conheça os artigos científicos que nossa equipe produziu

COMO A GESTÃO DE RESÍDUOS É TRATADA NOS PLANOS DE GOVERNO DOS(AS) CANDIDATOS(AS) À PREFEITOS(AS)

Os governantes do poder executivo, no modelo político brasileiro, detêm grande parte do direcionamento das ações políticas prioritárias que serão desenvolvidas ao longo dos seus mandatos. As problemáticas ambientais têm sido objeto de pressão da população aos governantes porém, essas questões não costumam aparecer muito nas campanhas eleitorais por ainda não serem geradoras de votos. Estando o manejo resíduos incluído nos serviços de saneamento, e se atentando para aumento indiscriminado da geração desses materiais, é legítima a preocupação em como a chefia do Executivo se posiciona sobre o tema. Através da avaliação dos planos de governos dos(as) candidatos(as) aos cargos de prefeito(a) e vice prefeito(a) nas 10 maiores capitais brasileiras – por população pretende-se investigar a importância dada pelos candidatos das prefeituras das maiores capitais brasileiras à gestão de resíduos dos municípios. Observou-se que dos candidatos que possuem plano de governo 71% apresentaram propostas relacionadas à gestão de resíduos, porém as propostas foram pouco detalhadas sendo consideradas mais como uma intenção do que uma meta consolidada.

QUANTIFICAÇÃO E COMPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM ÁREAS DE TRANSBORDO E TRIAGEM

Sendo a construção civil uma atividade que gera grandes quantidades de resíduos, o incremento do setor é alarmante para toda a sociedade, portanto, é de suma importância que se estabeleça, nos municípios, uma rede estruturada de áreas receptoras de Resíduos da Construção e Demolição (RCD), das quais destacam-se as Áreas de Transbordo e Triagem (ATT). Diante da importância das ATT como agente receptor dos RCD, a caracterização dos materiais recebidos, triados e/ou transbordados nesses empreendimentos se mostra essencial, para o auxílio nas decisões administrativas dos próprios empreendimentos, dos investidores do setor e, ainda, para a definição de políticas públicas de incentivo à melhoria da destinação e reciclagem dos resíduos. Dessa forma, este trabalho estudou duas Áreas de Transbordo e Triagem, situadas nos municípios de Betim e Contagem, Minas Gerais, com coleta de dados sobre o recebimento, manejo e destino final dos RCD. Foi possível verificar que a maior parte dos resíduos recebidos nesses empreendimentos são recicláveis, com destaque para os Classe A – Solo/Entulho para agregado, evidenciando o grande potencial de desenvolvimento dessa atividade, que os resíduos caracterizados como Classe B – Recicláveis possuem diversas tipologias, com métodos diferentes de manejo e que as diferenças nas quantidades e nas proporções de resíduos recebidos nos empreendimentos estão diretamente relacionadas com a estratégia de atuação dos mesmos no mercado.

Este estudo foi realizado afim definir índices de geração de resíduos que sejam mais assertivos e condizentes com a realidade para obras construídas através do método de paredes de concreto moldadas in loco, considerando as particularidades de cada obra e a diferença entre as tipologias. Para isso, foi realizado um levantamento de dados que permitiu observar que os índices de geração de resíduos utilizados atualmente para este método construtivo estão defasados. Os resultados do estudo apontaram que há diferenças na geração de resíduos entre obras verticais e horizontais. Foi identificado que uma composição dos resíduos gerados no canteiro de obras aponta um contraste relevante entre as duas tipologias de obra (verticais e horizontais). Desta forma, obteve-se como resultado a indicação de um índice diferente para cada uma delas: 0,098 m3/m2 para obras verticais e 0,133 m3/m2 para obras horizontais. Vale ressaltar que para métodos construtivos diferentes do que este estudo se dedica a investigar, deve-se utilizar outro índice de geração de resíduos.