Skip to content

Prefeitura Municipal de Canoas - RS

Conheça os benefícios de uma Gestão de Resíduos eficiente

Quando elaboramos o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos da Construção Civil de Canoas, detectamos um problema na destinação de resíduos gerados pela construção civil no município. O diagnóstico evidenciou que a cidade utilizava um aterro para destinar os resíduos sem nenhum tratamento, deixando a função de recuperar parte dos resíduos aos catadores informais que trabalhavam lá. 

O aterro também recebia materiais de outras cidades vizinhas, aumentando a proporção do problema; a partir disso, a Ambiência desenvolveu o projeto de reestruturação de toda a área para criar uma unidade de triagem e beneficiamento de resíduos da construção civil.

 

Com isso, os resíduos gerados no município passaram a receber destinação adequada, o que reduziu os impactos ambientais por conta da reciclagem e reuso dos materiais. Além disso, a zona de triagem gerou emprego e renda, convertidos em receita para o município.

Em 2019 a unidade planejada foi implantada, veja a matéria no site da Prefeitura que detalha o projeto (clique aqui), sendo a “primeira cidade gaúcha com usina de reciclagem de resíduos da construção civil”.

A Ambiência leva a sério o compromisso de maximizar a gestão de resíduos. E pode ajudar o seu município!

Plano Municipal
de Belo Horizonte

Conheça os benefícios de uma Plano eficiente para municípios 

Você sabia que A Ambiência participou do corpo de especialistas responsáveis pela elaboração do Plano Municipal de Gestão de Resíduos de Belo Horizonte?

Com muito orgulho, recebemos o convite para esse grande desafio. Afinal, em nossos 14 anos de experiência em gerenciamento de resíduos, reunimos uma extensa bagagem de conhecimentos teóricos e práticos, além de um enorme desejo de contribuir com a transformação do cenário de resíduos na capital mineira, cidade que cedia a Ambiência desde sua fundação.

Qual era o objetivo?

Elaborar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos da capital de Belo Horizonte, atendendo as exigências legais e criando soluções práticas e exequíveis que sanassem os problemas do município

Quais os Desafios?

Entender a realidade atual do município e propor soluções que estivesse de fato à altura da capital mineira, historicamente em destaque no cenário de resíduo no Brasil, sendo pioneira em várias práticas, como, por exemplo, a reciclagem de resíduos da construção civil

Quais os Resultados? 

O plano elaborado contou com interessante participação da sociedade e pode contemplar soluções para diversos desafios enfrentados pelo município, como a ampliação da coleta seletiva e tratamento de resíduos da construção civil. 

Atuamos para propor soluções que gerarão resultados reais aos municípios! Conte conosco para tornar a gestão de resíduos uma realidade em sua cidade.

Collection: Applied Environmental and Sanitary Engineering 2

Leia o livro que conta com a participação dos sócios fundadores da Ambiencia!
São quinze capítulos com trabalhos que visaram contribuir tanto para a melhoria da qualidade e saúde do meio ambiente e do homem, quanto para o desenvolvimento de tecnologias para reduzir custos e melhorar a qualidade do saneamento básico, remediando e reduzindo os impactos ambientais decorrentes das atividades humanas.
Acesse aqui

Vamos conversar e encontrar
as melhores soluções para
a sua gestão de resíduos?